Cochilo depois do almoço aumenta capacidade de concentração do profissional


Fonte: Revista do Sescon-SP - publicação do Sindicato de Empresas Contábeis de São Paulo

ESPECIALISTA EM SONO EXPLICA OS BENEFÍCIOS QUE UMA SONECA NO PERÍODO DA TARDE PODE TRAZER PARA OS CONTADORES

De acordo com estudos realizados por centros de pesquisa do sono, uma soneca à tarde pode aumentar a capacidade de concentração e atenção, bem como memorização e destreza manual de uma pessoa. Pesquisa da Universidade de Michigan, por exemplo, aponta que os cochilos aumentam a energia para realizar tarefas chatas ou desgastantes.

Nesse estudo, foram avaliadas 40 pessoas com idades entre 18 e 50 anos, que receberam uma tarefa complicada. A intenção era medir o tempo dedicado à realização da tarefa antes de desistir. Após um intervalo de meia hora, onde alguns dormiram e outros se mantiveram acordados, outra tarefa semelhante foi exigida. Enquanto na primeira todas as 40 pessoas gastaram um tempo parecido, na segunda, quem dormiu demonstrou maior vontade e menor taxa de impaciência.

Quem corrobora com esses estudos é Shigueo Yonekura, médico do Instituto do Sono de Campinas e especialista em distúrbio do sono. “Há um aumento na produtividade e, principalmente, diminuição no número de erros por desatenção”, explica.

Segundo ele, é normal que as pessoas sintam sono depois do almoço, pois sentimos duas vontades de dormir ao longo do dia. Uma delas chega durante à noite, entre 20 e 22 horas, onde vem a maior vontade devido ao aumento do hormônio melatonina no organismo, que é produzida por uma glândula no cérebro ao sentir ausência de luz.

“A segunda pressão do sono vai ocorrer entre 13 e 17 horas”, diz o doutor. Yonekura esclarece que a vontade do cochilo não é ocasionada por causa da comida. “Isso é natural e fisiológico do corpo humano, porque há um cansaço acumulado durante o dia”, diz o doutor.

Por isso ele diz que é aconselhável o cochilo aproveitando o horário de almoço, desde que não seja longo. Deve ter, segundo o especialista, entre 15 e 20 minutos, não podendo passar de meia hora. “Se for comprido, vai deixar a pessoa com mais cansaço ao invés de deixar o corpo revigorado”, afirma.

Por isso, o cochilo não pode ser usado como um sono para compensar o que não foi aproveitado à noite, principalmente se a pessoa tiver problemas para dormir. “O cochilo pode piorar a situação”, alerta Yonekura. Também não é aconselhável uma soneca à noite, já que pode prejudicar o sono na hora de dormir de verdade.

Para as empresas, ele recomenda o investimento em ambientes com menos luminosidade e menor barulho para permitir um melhor aproveitamento do cochilo pelos funcionários. Já para os profissionais, a recomendação é ouvir músicas mais calmas e relaxantes em fones de ouvido e não consumir alimentos e bebidas com cafeína.

https://www.revistasesconsp.com.br/cochilo-depois-do-almoco-aumenta-capacidade-de-concentracao-do-profissional/