Conheça os principais transtornos do sono que afetam as crianças

Três em cada dez crianças apresentam distúrbios do sono. Conheça alguns problemas que podem afetar o desenvolvimento e o dia a dia dos pequenos.

Ronco/Apneia

O ronco, um dos principais sintomas da apneia, é preocupante quando possui um tom muito alto, ocorre todas as noites e apresenta ‘pausas’ que podem durar de 10 a 90 segundos; a sua retomada ocorre em um tom mais alto, com sensação de sufocamento.
 
Terror Noturno
A criança fica agitada, grita e chega até a pedir socorro, mas nada de acordar.No dia seguinte, não se lembra do que aconteceu. Pode demonstrar muito cansaço ao longo do dia.
 
Insônia
Dificuldade para adormecer ou tem o sono interrompido e não consegue voltar a dormir. Procurar ajuda se o problema persistir por mais de três semanas.
 
Enurese Noturna
Perda involuntária de urina durante o sono. O problema ocorre geralmente durante o sono profundo.
 
Bruxismo
Ranger os dentes ou apertar os maxilares enquanto dorme. Pode causar dores na face, na cabeça e pescoço. Os dentes ficam gastos.
 
Pernas Inquietas
A criança não para de balançar as pernas nem quando está concentrada. Sente incômodo nos membros durante o dia ou enquanto dorme.
 
Sonambulismo
A criança senta, anda, fala e não reage ao ser chamada. A recomendação é conduzi-la de volta à cama. No dia seguinte, não se lembra de nada.
 
Déficit de Atenção X Sono
Crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH ) têm mais dificuldade em adormecer e têm um sono de pior qualidade. Normalmente são mais agitadas, têm problemas em manter a concentração e executar as tarefas até o fim. Na infância, o transtorno geralmente está associado a dificuldades na escola e nos relacionamentos com outras crianças, pais e professores.