O que é REM? Etapa do sono é fundamental para descanso da mente

O ser humano gasta, em média, um terço de sua vida dormindo. Esta grande quantidade de tempo se deve à importância do sono para o descanso da mente e, consequentemente, para a manutenção da saúde física e mental. Ao longo da noite, o sono atravessa quatro fases que se repetem em ciclos. Uma dessas fases é chamada de REM.
Etapa REM do sono é marcada pelos sonhos

A fase REM (Rapid Eye Movement), sigla em inglês para movimento rápido dos olhos, é a última etapa do sono e é só nela que os sonhos acontecem. “É o momento de maior atividade cerebral e é a fase mais importante para a consolidação da memória. Não se sabe o motivo, mas experimentos indicam que gravamos o que aprendemos durante o dia na fase dos sonhos”, afirma o neurologista e especialista em Medicina do Sono Shigueo Yonekura.
“Na fase REM, devido ao trabalho intenso do cérebro, os olhos se movem de um lado para o outro enquanto permanecem fechados”, explica o médico. Além disso, a respiração torna-se rápida e irregular, assim como a frequência cardíaca, e os músculos ficam extremamente relaxados. A duração desta etapa varia de um a cinco minutos, aumentando a cada ciclo, que dura cerca de uma hora e meia. Todas estas fases se repetem durante o descanso.
Uma boa noite de sono ajuda a relaxar e recuperar o corpo

No entanto, antes da etapa REM, o sono passa pelas fases 1, 2 e 3. Ao longo delas, o sono deixa de ser superficial e se torna mais profundo, ajudando o corpo a recuperar a energia gasta durante o dia e também a regenerar os tecidos. Nestes três estágios, ocorre ainda a liberação do hormônio do crescimento.
Acordar no meio de um dos ciclos torna mais difícil atingir os objetivos do sono. “O importante para ter um sono reparador é passar por todas as fases do sono sem interrupções”, diz Yonekura. Entre as consequências do sono interrompido estão cansaço e irritação ao longo do dia, além de dificuldades para aprender e memorizar.
Dr. Shigueo Yonekura é especialista em Medicina do Sono pelo Hospital das Clínicas da USP e é neurologista do Instituto de Medicina do Sono de Campinas e Piracicaba. CRM-SP: 44519

 https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/dormir-bem/rem-sono