Ler livro antes de dormir ajuda a combater a insônia?


Ler é uma excelente maneira de escapar do caos da rotina, deixando os problemas de lado e viajando para lugares e épocas diferentes, pelo menos por algum tempo. O hábito da leitura também faz muito bem à saúde, reduzindo o estresse e ansiedade. Mas, além de todos esses benefícios, você sabia que ler antes de dormir ajuda ainda a combater a insônia e a melhorar a qualidade do sono?

A leitura prepara o corpo para dormir

“Quando a leitura antes de dormir torna-se um hábito, ela age como um sinal para o corpo de que a hora do sono está se aproximando. As pressões diárias tendem a se afastar, já que a leitura distrai a mente, os músculos tendem a relaxar e a respiração se torna mais rítmica”, afirma Shigueo Yonekura, neurologista e especialista em Medicina do Sono.

Ao mergulhar na história contada no livro, é como se a leitura funcionasse como um convite para a chegada do sono. Antes de dormir, a leitura prepara o organismo para dormir, por meio da diminuição dos batimentos cardíacos e dos níveis de atividade cerebral. O resultado dessa combinação é uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Usar tablet ou celular para ler antes de dormir pode prejudicar o sono

A leitura, no entanto, não tem o mesmo impacto se for feita em um celular ou no computador. “Folhear um livro impresso é a melhor opção. Os livros digitais, que são lidos em tablets, smartphones e computadores, não causam a mesma sensação de sono que os livros impressos, uma vez que emitem luz, o que impede a produção de melatonina”, diz o profissional. A melatonina é um dos hormônios que regulam o sono.

O tipo de história escolhido para a leitura antes de dormir também é importante para facilitar a chegada do sono. “Livros de ação, suspense ou que promovam sentimentos ruins devem ser evitados. O conteúdo deve ser mais leve e não provocar tensão no leitor”, explica Yonekura. Poesias, contos, crônicas e livros religiosos são opções recomendadas.

Dr. Shigueo Yonekura é especialista em Medicina do Sono pelo Hospital das Clínicas da USP e é neurologista do Instituto de Medicina do Sono de Campinas e Piracicaba. CRM-SP: 44519

Foto: Shutterstock
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/insonia/ler-livro-antes-dormir-ajuda-insonia