Sono interrompido: como fazer para voltar a dormir?

A insônia é um problema de saúde capaz de reduzir consideravelmente a qualidade de vida. É um distúrbio que provoca uma grande dificuldade para dormir e manter o corpo em repouso ao longo de toda a noite. Ao despertar durante a madrugada, muitas pessoas se perguntam o que podem fazer para trazer o sono de volta. O neurologista Shigueo Yonekura aponta os caminhos.  

Fazer uma atividade relaxante ajuda a pegar no sono

Ao acordar à noite e não conseguir voltar a dormir depois de 20 minutos, o ideal é não ficar na cama olhando para o relógio esperando o sono aparecer. “Leia um livro ou ouça uma música relaxante, mas evite o brilho da tela da televisão ou do computador porque podem estimular o cérebro e mantê-lo acordado”, afirma o médico, que também é especialista em Medicina do Sono.

Aproveite para observar se existem alguns elementos, no quarto, que podem te fazer despertar no meio da noite. Qualquer tipo de ruído, claridade e até uma temperatura inadequada do cômodo podem influenciar. Caso seja possível, feche cortinas e portas, ajuste o ventilador ou o ar-condicionado ou pegue um cobertor.

Apneia do sono e fibromialgia podem interromper o descanso

O paciente somente deve voltar para a cama quando se sentir sonolento outra vez. No entanto, em alguns casos, será necessário ir ao consultório médico para verificar se existe alguma doença associada à insônia capaz de interromper o sono. “O tratamento adequado é extremamente importante para voltar a ter um sono reparador”, lembra o especialista. 

“A apneia do sono, a mioclonia noturna, contrações musculares involuntárias nas pernas, e doenças com dor crônica, como reumatismos, também podem fazer com que a pessoa acorde no meio da madrugada“, cita o profissional. Dr. Yonekura também destaca a fibromialgia, doença que fez a cantora Lady Gaga cancelar sua participação na edição de 2017 do Rock in Rio.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/insonia/como-fazer-para-voltar-dormir