Como fazer para pegar no sono após acordar no meio da noite?

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Uma boa noite de sono é importante para proporcionar ao corpo o descanso adequado depois das atividades realizadas ao longo do dia. Na hora de dormir, a dificuldade em adormecer ou até em manter o sono durante a madrugada pode estar relacionada a cinco problemas frequentes na vida dos brasileiros.

Ansiedade e estresse não deixam pegar no sono

“O ruído, o estresse, a rotina irregular, a alimentação incorreta e a temperatura inadequada são grandes vilões para uma boa noite de sono. Se alguém acordar no meio da noite por causa da ansiedade ou do estresse, não conseguirá dormir novamente até lidar com os pensamentos negativos”, alerta o neurologista Shigueo Yonekura.

De acordo com o especialista, o importante é não tentar dormir a qualquer custo. Isso acaba provocando ainda mais pressão e atrapalha o sono. Ao acordar e não conseguir voltar a dormir depois de 20 minutos, é melhor sair da cama e não ficar encarando o relógio. “Leia um livro ou ouça uma música relaxante, mas evite o brilho da tela da televisão e do computador. Volte para a cama quando se sentir sonolento”, aconselha o profissional.  

Luz e barulhos podem acordar qualquer pessoa durante a madrugada

Dormir com a TV ligada ou levar laptop, tablet e smartphone para a cama são atitudes que podem atrapalhar. Segundo Yonekura, a luz artificial dos aparelhos inibe a produção de melatonina, hormônio responsável pela estimulação ao sono. O corpo se manterá acordado por mais tempo do que deveria e, quando se entregar ao cansaço, experimentará uma noite mal dormida e com interrupções.

Alguns problemas de saúde também podem interromper o sono no meio da noite. Doenças como a apneia do sono, bruxismo, síndrome das pernas inquietas, depressão e transtornos de ansiedade podem provocar alterações e atrapalhar o descanso. Deixar o ambiente totalmente fechado também é ruim: a falta de circulação do ar pode congestionar o nariz e irritar a garganta, fazendo com que a pessoa acorde e não consiga mais dormir.