Como driblar o cansaço no carnaval

 

O carnaval está chegando e a expectativa é grande para muitos foliões. O período é de festa e diversão, mas é preciso ficar atento com os exageros que podem levar a um desgaste excessivo do corpo e da mente. Nos dias de folia, muitas pessoas dormem pouco, ingerem bebida alcoólica, gastam muita energia e se alimentam de forma inadequada. Toda essa combinação pode resultar em queda da imunidade e levar a problemas de saúde.

De acordo com neurologista do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba, Shigueo Yonekura, os maus hábitos e mudanças bruscas nesta época podem causar irritabilidade, déficit de atenção, mau humor, além da baixa imunidade, que pode causar gripes, resfriados e infecções no geral. “É indispensável garantir qualidade do sono para que ocorra uma reparação das funções do organismo na maratona do carnaval. O corpo precisa de um descanso e o ideal é dormir entre sete e oito horas em um ambiente silencioso e escuro”, comenta. Ele recomenda ainda tomar um banho morno para refrescar e, principalmente, relaxar antes de dormir.

Para quem não abre mão da festa madrugada afora, a dica é repor o sono durante o dia, escurecendo o ambiente e privilegiando o silêncio, para que o descanso não seja interrompido por algum ruído externo.

 Yonekura, que é especialista em sono pelo Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo), também recomenda refeições saudáveis durante o carnaval e, antes de deitar, é preciso evitar alimentos gordurosos, que podem dificultar a digestão e piorar o sono. 

Outra dica do neurologista para evitar ressaca e dor de cabeça no dia seguinte da folia, é repor o líquido que o corpo perdeu com a intensa atividade física, com o calor e até mesmo com as bebidas alcoólicas. “A água e o suco natural são grandes aliados do folião para repor os líquidos e sais minerais perdidos”.


É preciso lembrar que a rotina volta ao normal na quarta-feira de cinzas e as olheiras e o cansaço precisam ficar para trás. E para quem não conseguiu dar uma pausa para cuidar do corpo e organismo, pode sentir os efeitos do pós-carnaval por dias e até semanas.