Dicas de adaptação ao horário de verão

O horário de verão começa na madrugada de domingo, dia 18, e vai atingir moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Neste dia, os relógios devem ser adiantados em uma hora. A mudança, que tem o objetivo de gerar economia de energia elétrica e tem duração de quatro meses, pode alterar o funcionamento do organismo. O neurologista do Instituto de Medicina do Sono de Campinas e Piracicaba, Shigueo Yonekura, dá algumas dicas para ajudar na adaptação.
 
Apesar de conviver rotineiramente com a medida desde 1985, boa parte da população ainda sente os efeitos da mudança do horário. A medida pode provocar desequilíbrio no relógio biológico e o período de adaptação pode ser rápido para alguns e lento para outros. Algumas pessoas nem sentem a mudança, mas para parte da população a alteração é um grande desafio. “A adaptação costuma levar de três a sete dias”, comenta Yonekura, que tem especialização em sono pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
 
 
Conforme o neurologista, a medida pode causar sonolência, cansaço, dor de cabeça, irritabilidade e falta de atenção. "O cérebro segue o ritmo do relógio biológico, que está organizado em um ciclo de 24 horas. A mudança desse padrão desregula o sono e o repouso que ele proporciona", explica Yonekura. 
 
Para tentar driblar a situação, o neurologista diz que a adaptação deve começar alguns dias antes da mudança, como dormir mais cedo gradualmente. "Deitar 15 minutos antes na quarta-feira, 30 minutos na quinta, até que isso chegue a uma hora na noite do sábado, é o ideal", orienta.
 
Desde que realizados com moderação e até duas horas antes de dormir, exercícios físicos também são aliados do sono.  Quanto à alimentação, a dica é evitar alimentos pesados à noite, além de café, chá preto, refrigerante, chocolate e demais produtos que contenham cafeína.
 
Outra orientação antes de dormir é tomar um banho morno e não levar problemas e preocupações para a cama. O bom ambiente para o repouso também envolve local silencioso, escuro e arejado. Filmes ou programas de TV estimulantes devem ser evitados, prefira leitura e música calma para ajudar a embalar o sono.